sábado, 11 de dezembro de 2010

Conheça alguns Símbolos da Maçonaria

A Chave de Salomão - Símbolos Maçônicos no livro de Dan Brown

A 'Chave de Salomão', deverá ser o título do próximo livro de Dan Brown. Especula-se que a arquitetura da cidade de Washington será o ponto de partida onde o professor Robert Langdon viverá mais uma aventura que terá como objetivo decifrar os supostos símbolos maçônicos impregnados na arquitetura da cidade.

Veja abaixo por onde a trama de Dan Brown pode passar.

A lenda sobre a nota de um dólar, com o 'olho que tudo vê' e a pirâmide luminosa.


Washington Family Portrait - Quadro exposto na National Gallery for Art

O quadro de Edward Savage , mostra três integrantes da família Washington reunidos ao redor de um mapa da cidade. Todos apontam para o plano, formando com os dedos uma misteriosa área triangular. No canto da imagem, o neto de Washington segura um compasso - símbolo maçônico - sobre o globo terrestre.


A idéia original era colocar aqui os restos mortais de george Washington, mas a família do ex-presidente vetou o plano. A pedra fundamental do monumento foi lançada pelo grão-mestre da maçonaria na cidade, em 1848. a história do obelisco está, indiretamente, ligada ao vaticano: uma pedra de mármore foi doada pelo papa Pio 9 para sua construção. Mas o bloco foi roubado e sua localização até hoje é desconhecida.

Avenida Pennsylvania

Alguns especialistas afirmam existir um alinhamento da avenida, no trecho entre a Casa Branca e o Capitólio, com a estrela Sirius, que é associada
à deusa Ìsis, do Egito antigo. Pode estar aí um dos elementos do sagrado feminino de que Brown tanto falou em o Código da Vinci.


Compasso entre o Capitólio, Casa Branca e Memorial a Jefferson

Muita gente vê no mapa da cidade um compasso com a cabeça no Capitólio e cada uma das pernas na direção da Casa Branca e do Memorial a Jefferson. "É possível aplicar esse desenho triangular a qualquer mapa e fazê-lo funcionar. O que não quer dizer que ele estava previsto no plano original da cidade", diz Paul Dolinsky, chefe do orgão do governo americano responsável pelo patrimônio arquitetônico do país.

Amadeus Mozart

O compositor era bastante ativo numa das lojas de viena. compôs pelo menos oito canções para a ordem e colocou tantos símbolos maçônicos em a Flauta Mágica , que a ópera chegou a ser descrita como um "Livreto de Propaganda pró-maçonária".

Jânio Quadros

É o único presidente na história do Brasil comprovadamente maçom – apesar de FHC também ser freqüentemente apontado como membro da ordem. Fotos do maçom Jânio decoram a ante-sala do grão-mestre da principal loja de SP.


Simón Bolívar

Ícone da independência sul-americana, o venezuelano freqüentava a loja maçônica Lautaro, conhecida pelo discurso antiespanhol. Revolucionários como San Martín e Bernardo O’Higgins também participavam das sessões .


Harry Truman

Antes de ocupar a Presidência americana durante a 2º Guerra Mundial e autorizar o lançamento das bombas atômicas de Hiroshima e Nagasaki, foi grão-mestre da maçonaria no Missouri, seu estado natal.


D. Pedro I

O imperador teve uma relação de amor e ódio com a maçonaria. Sua passagem pela ordem durou 3 meses. Tempo suficiente para ele ser iniciado, ascender a grão-mestre e então proibir todas as atividades maçônicas no Brasil.


Benjamin Franklin

Cientista e ativista político americano, usou seus contatos nas maçonarias da França e da Inglaterra para conseguir apoio à causa da independência dos EUA, da qual foi um dos principais líderes.


1. De peito aberto

Com os olhos vendados o iniciado é levado ao templo por um maçom que vai acompanhá-lo durante toda a cerimônia. Ele deverá ter nus a perna direita, até a altura do joelho, e também o lado esquerdo do peito – a origem desse costume seria uma tentativa de se certificar que não se trata de uma mulher.


2. 360o

Antes de começar a iniciação, o candidato é girado em torno de si para perder o senso de direção. A seguir, começa a cumprir as provas que representam a passagem por fogo, água, ar e terra. Numa delas, ouve espadas tinindo ao redor do templo.


3. Montanha-russa

O iniciado encontra obstáculos: uma gangorra onde sobe sem saber que está prestes a cair. Ou uma almofada de pregos em que é convidado a descansar – os metais serão retirados poucos antes de ele sentar. A idéia é testar sua confiança. Depois, é levado para uma pia, onde se purifica lavando as mãos, e é incensado 3 vezes.



4. Batismo de sangue

O iniciando se compromete ao sacrifício pela pátria, pela humanidade e pela ordem. O venerável mestre então manda imprimir em seu peito uma marca que o tornará reconhecível para todos os maçons – na verdade, aproxima da pele um pedaço de ferro aquecido que transmite a sensação de calor.


5. Sim ou não

Após se comprometer a guardar em segredo tudo que escutar e a fazer caridade, o iniciado deixa o templo para os maçons decidirem se o aceitarão. Em caso positivo, o rito segue. Com um compasso numa mão e a outra sobre a Bíblia, o iniciado faz um juramento. O mestre diz: "De hoje em diante, estais ligado para sempre à nossa ordem".


6. Faz-se a luz


Mais uma vez o iniciado sai da sala. Quando volta, encontra o templo às escuras e todas as espadas apontadas para ele. Só um sustinho. As luzes são acesas e, com uma espada sobre a cabeça, o iniciado recebe o avental de aprendiz e ouve a revelação dos segredos como toques, palavras e sinais. Está para sempre na maçonaria.


COMPASSO e o ESQUADRO

O instrumento que desenha círculos perfeitos significa a busca pela perfeição. É o símbolo do raciocínio maçônico.
O Esquadro, Seu ângulo reto mostra como o homem deve levar uma vida honesta. Ao lado do compasso, representa a união de idéias e ações.


AVENTAL

Lembra que todo homem nasceu para o trabalho e que um maçom deve trabalhar insistentemente para a descoberta da verdade e melhora da humanidade.


TRÊS PONTOS

Tem várias interpretações reconhecidas. Lembra o místico delta, faz referência ao tripé liberdade, igualdade e fraternidade e às qualidades indispensáveis ao maçom: amor, vontade e inteligência.

As 12 Colunas de um Templo Maçônico

Um templo deve ter 12 colunas, para lembrar os 12 signos do Zodíaco.

Templários

A ordem com sede no templo de Jerusalém foi criada após a primeira cruzada para proteger peregrinos. Vitaminada por doações de nobres, ganhou poder a ponto de incomodar o rei da França e o Papa. Juntos, eles tramaram para mandar os templários para as fogueiras da inquisição.

Iluminati

Fundada em 1776, pretendia se infiltrar nos governos para controlar decisões nacionais. a ambição gerou perseguição feroz e em menos de 10 anos a sociedade estava praticamente exterminada.

Rosacruz

Ordem que prega a tolerância religiosa fez muito sucesso com os intelectuais do século 17. Seus rituais e sinais secretos têm seguidores até hoje.

Skull and Bones

Para muitos, é a mais poderosa sociedade secreta atual. Aceita apenas alunos da universidade Yale, uma das mais elitizadas dos EUA. Entre seus integrantes estão George W. Bush, John Kerry, ministros da suprema corte e alguns dos influentes empresários do país.

Fonte
A Ordem - Super Abril - Sobre a Maçonaria
Fotos google imagem
Blog BethCCruz

Maçonaria: Tudo que você queria saber

1 Por que a Maçonaria não aceita mulheres?
Por uma questão de tradição. Na época medieval, quando a Maçonaria começou a se propagar pela Europa, seus membros se reuniam em pequenas lojas onde, por respeito a seus maridos e companheiros, as mulheres evitavam entrar. Atualmente, porém, existe a Maçonaria feminina,embora não seja reconhecida pelas grandes potência maçônicas, a exemplo das Grandes Lojas (com sede na Inglaterra) e o Grande Oriente (com sede na França).
2 O que é preciso para ingressar na Maçonaria?
Ser indicado por um Mestre Maçom. A indicação é feita sem que o futuro candidato saiba disso, até o momento em que é contatado por outro Mestre, que lhe fornece as instruções iniciais, caso ele aceite o convite.
3 É verdade que a Maçonaria não aceita religiosos em seu seio?
Não é verdade. Existem na Maçonaria católicos, protestantes, judeus, budistas, espíritas, etc. Mas é condição sine qua non para ingressar na Ordem acreditar em um Ser Supremo.
3 Depois de convidado, o ingresso do candidato é automático?
Não. Após a indicação, inicia-se um processo de coleta de dados da vida pessoal e profissional do candidato, que pode durar até 1 ano. E mesmo que o resultado da apuração desses dados seja considerada satisfatória pelos encarregados da operação, ele só será aceito se receber a maioria dos votos dos Mestres Maçons da Loja para a qual foi indicado. Os votos, no caso, são secretos.
4 Por que se diz Loja Maçônica?
Como disse antes, eram em pequenas lojas que os maçons se reuniam quando a Ordem começou a se propagar pela Europa.
5 Ouvi falar que os maçons fazem uma adoração a um tal de Hiram Habif. Quem é esse personagem?
Não há nenhum tipo de adoração na Maçonaria. Haram Abif foi o arquiteto designado pelo rei de Tiro para construir o templo do Rei Salomão, que, na Maçonaria, personifica a Sabedoria, o poder temporal e a execução da vontade de um Ser Supremo, que rege as leis do Universo.
6 O que é um rito na Maçonaria?
A forma como se processa uma sessão maçônica. O rito mais comum na Maçonaria é o Escocês Antigo e Aceito, que, como sugere o nome, tem sua origem ligada à história da Escócia.
8 Você não teme ser punido por fazer essa revelações?
Não porque apenas prestei alguns esclarecimento sobre a Ordem, o que, na minha opinião, contribui para que o grande público não pense que ela é algo de demoníaco.
Não revelei nenhum segredo do que se passa no interior de um Templo Maçônico. Se o fizesse, seria expulso da Ordem e, com certeza, enfrentaria sérias dificuldades em minha vida. Fonte reporternet

sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Segredos da Maçonaria

Resolvi escrever este post porque li, dia desses, um artigo em um blog falando que a Maçonaria é coisa do diabo, com base no Bafomé, imagem com cara de bode e corpo de humano.
Na qualidade de humilde membro dessa Irmandade milenar, cujo objetivo é trabalhar pelo bem da Humanidade, vi-me no dever de esclarecer o equívoco do articulista.
Bafomé (ou Baphometh), realmente, é um símbolo maçônico. Mas não tem nada de demoníaco. Simboliza o bem e o mal que o homem traz dentro de si, a dualidade. Portanto, com seu livre arbítrio, ele deve decidir que caminho tomar.
O mesmo artigo afirma que o Maçon tem que atingir 33 Graus. Não é verdade. Embora a Maçonaria, sob a égide do Rito Escocês Antigo e Aceito, tenha realmente 33 Graus, seus membros não são obrigados a iniciar-se em todos eles.

Estradas Da Vida

Por sinal, nada é ditatorial na Maçonaria, embora o ingressante deva completar os três Graus da Maçonaria Simbólica e que são o de Aprendiz, Companheiro e Mestre.
O Aprendiz percorre os elementos da Natureza, ou seja, faz estágios nas estradas da vida. O Companheiro vai em busca do Conhecimento. O Mestre viaja no tempo para desvendar um terrível crime.
Os outros 30 Graus pertencem à Maçonaria Filosófica e são opcionais, embora, completando-os, o Maçon fortalecerá seu espírito.
Outro fato que espanta os leigos, é a imagem de um caixão, um dos símbolos do grau de Mestre Maçon. À primeira vista, cheira à feitiçaria. O caixão, porém, representa o nascimento de um novo homem, que deixou para trás seus defeitos de caráter.

Grande Segredo

Há um documentário da National Geographic sobre a Maçonaria em que é revelada, como um grande segredo, a palavra secreta do Mestre Maçom. É Mahabon.
Bem, e daí? Conhecer a palavra não quer dizer nada. O grande segredo está em seu significado e como e onde transmití-la.
O documentário faz ainda uma ligação entre a Maçonaria e os crimes cometidos por Jack, o Estripador.
É provável. Mas nada tem a ver com a instituição em si e, sim, com alguns altos membros dela que, à época, não admitiam a prostituição, e encarregaram Jack, cujo nome simbólico seria Jubelus, de assassinar as pobres mulheres.

Plena Democracia

O que realmente tem um toque da Maçonaria é a Revolução Francesa, a independência dos Estados Unidos e do Brasil, a Unicef e a Fao, braços das ONU, e a plena democracia.
De qualquer forma, vale a pena ver a produção da National Geographic ou direto pelo You Tube Há passagens curiosas e, de certa forma, pertinentes.
No início deste texto, falei que pertencia à Maçonaria. Mas, se um leigo na matéria me perguntar se sou maçon, direi que não.
Por quê? A resposta é simples: maçon é um homem justo e perfeito. E quem o é? Portanto, não se trata de uma contradição, como parece à primeira vista.

Forma Cifrada

Porém, com a finalidade de reconhecimento entre maçons, há uma outra resposta à questão, que só os membros da Maçonaria sabem e que é dita de forma cifrada.
A Maçonaria é de uma beleza indefinível. Basta olhar para as grandes catedrais construídas na Idade Média. Mas, para entendê-la com profundidade, só mesmo atravessando seu umbral. Fonte: Blog repórternet

quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

UFC pode vir para o Brasil

Será lançada a pedra fundamental lá no Rio de Janeiro. UFC no Brasil. É sonho cara! Pode ser que não. Torcedores com eu, pensamento positivo. Matéria Blog Mano a Mano.

domingo, 5 de dezembro de 2010

Flu é campeão, Não deu para o Cruzeiro e Corinthians.. pergunte ao Craque Neto

É pessoal acabou... a taça é do Fluminense e muito merecido diga-se de passagem. Após todos os impasses de arbitragem neste campeonato, Cruzeiro, Corinthians e Fluminense se degladiaram agora a pouco nos denominados mata-matas pelo título do Campeonato Brasileiro. Fluminense a frente do campeoanto precisa somente de si, ou seja, fazer sua parte. Corinthians e Cruzeiro necessitaram de resultados de um quanto do outro..  e claro, a lógica durante os jogos foi imperativa, mudandoa  cada gol a lógica das partidas e os termômetros eram os gritos das torcidas. Fato é que as três equipes estão de parabéns. Entre mortos e feridos o Flu "matou a pau" e o Cruzeiro se vingou do Corinthians, após as "garfadas" dos juízes. E vale lembrar que o Muricy levou mais uma.  E o Craque Neto...sem comentários..

Sinopse: 

Fluminense 1 x 0 Guarani

Cruzeiro 2 x 1 Palmeiras

Goiás 1 x 1 Corinthians

20 mil reais para Pesquisa Sobre Álcool, Tabaco e Outras Drogas

Comad´s: 20 mil reais para projetos de pesquisa

A Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, por intermédio da Subsecretaria de Políticas Antidrogas, publicou nesta sexta-feira (26), no Diário Oficial do Estado, o edital de seleção referente a projetos de pesquisa sobre álcool, tabaco e outras drogas, que vai selecionar municípios, instituições ou profissionais atuantes nesta área interessados a apresentarem propostas para obtenção de apoio financeiro em projetos de pesquisas sobre prevenção e tratamento de dependentes químicos.
O edital, elaborado e coordenado pelo Centro Referência Estadual e Álcool e Drogas (CREAD), tem como objetivo apoiar atividades de pesquisa por meio de aporte financeiro a projetos que visem à promoção do desenvolvimento científico, tecnológico e de inovação sobre as várias realidades do universo da dependência química em Minas Gerais.
Para participar da seleção, os municípios precisam estar em situação regular no Cadastro Geral de Convenentes – CAGEC, possuírem COMAD e que façam parte da Rede Integrada de Conselhos Municipais Antidrogas – RICOMAD, instituída pela Resolução SEEJ nº 19/2009 ou Instituições afins. O coordenador do projeto deverá ser Especialista, Mestre ou Doutor atuante na área ou similar.
Os projetos de pesquisa apresentados deverão abordar um dos quatro temas propostos no edital: Prevenção: escola, instituição, comunidade e família; Tratamento: políticas existentes sobre drogas; Programas de atenção às populações especiais: desenvolvimento e validação de metodologias e Droga e violência: escola, instituição, comunidade e família.
As propostas aprovadas serão financiadas com recursos oriundos do Governo do Estado em um valor individual de vinte mil reais. A partir da data de publicação do Edital, os projetos deverão ser entregues no prazo máximo de vinte dias, impreterivelmente, no Centro de Referência Estadual em Álcool e Drogas – CREAD, (Rua Tupinambás nº 314, centro, Belo Horizonte), no horário de 08 horas às 17 horas, de segunda a sexta-feira.
A análise e seleção dos projetos serão realizadas pela “Comissão de Especialistas”, composta por profissionais indicados pelo CREAD. Para isso serão estabelecidas as seguintes etapas: análise preliminar pelo CREAD; avaliação do mérito das propostas; avaliação gerencial e financeira, relevância e relevância sócio-sanitária.Fonte Observatório Mineiro de Informações Sobre Drogas - Consulte o Edital