sexta-feira, 3 de julho de 2009

Vamos salvá-lo do perigo

Depois de ter sido enquadrado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, os senadores do PT, liderados por Aloizio Mercadante (SP), se revezaram ontem no plenário para defender que a aliança com o PMDB é fundamental para garantir a governabilidade, isentar o senador José Sarney (PMDB-AP) de ser o único responsável por "14 anos de atos secretos" e dizer que a crise política não pode se reduzir a uma única pessoa.

Quarta-feira, o partido havia sugerido o afastamento dele do cargo por 30 dias, mas recuou de formalizar esse pedido como uma posição de bancada diante da ameaça de Sarney de renunciar, o que, para o governo, representaria perder o apoio dos caciques do PMDB no Senado e na disputa de 2010. Mercadante, líder do PT, usou no plenário a tática de jogar para outros senadores a responsabilidade pela crise.

A eleição de 2010 já começou

Fonte: otempo

Contra ataque Tucano

"O presidente sabe que não é verdade (que o PSDB quer ganhar o Senado no tapetão). Sabe que haverá nova eleição. Especialmente quando ele está fora do Brasil, o presidente não presta atenção às palavras que diz", afirmou. O ex-presidente preferiu não defender a saída de Sarney. Disse que deixou o Senado há 25 anos e não vive o dia a dia da Casa. "Lamento apenas a desagregação muito grande sofrida pelo Senado como instituição"

Contra-ataque
O presidente não presta atenção às palavras que diz
FHC (PSDB) - ex-presidente da república

Querem ganhar no Tapetão

Os Tucanos querem ganhar no tapetão!

90 kilos de Crack, é mole ou quer mais?


Uma grande quantidade de droga foi apreendida na Grande BH. Agentes da Polícia Federal prenderam, na noite de quarta-feira, em um sítio em Itatiaiuçu, três homens e uma mulher que tinham em seu poder mais de 90 quilos de crack. Repassada aos usuários, a droga renderia à quadrilha cerca de R$ 1 milhão. Foi a maior apreensão da droga feita pela PF em Minas neste ano e, segundo os policiais, uma das maiores do país. O entorpecente seria repassado para traficantes de Belo Horizonte e de Itaúna.

Gripe suína avança em Belo Horizonte

Maioria das escolas de BH não oferece dependências arejadas aos alunos, o que facilita propagação da doença, caso alguém infectado esteja entre os estudantes.
Prova disso são os números. De acordo com o boletim divulgado ontem pela Secretaria Municipal de Saúde (SMSA), já são 49 pessoas infectadas pelo vírus no Colégio Dom Silvério e o surto começou com um aluno de 8 anos, que esteve na Argentina. Os contaminados são estudantes, professores, funcionários e familiares, o que fez com o que a escola suspendesse as atividades. Também ontem, a SMSA orientou o Colégio Santa Maria, na região Noroeste, a interromper temporariamente as aulas de três salas do 4º ano do fundamental, porque trigêmeos de 9 anos apresentaram sintomas da doença, depois de contato com colegas que estudam no Dom Silvério e moram no mesmo condomínio. No total, cinco instituições de ensino na capital suspenderam a aulas por causa do vírus.
MUDANÇAS Ainda neste mês, o Colégio Marista Dom Silvério vai pôr em prática um projeto antigo: reformar as salas de aula, propiciando ambiente mais arejado aos alunos. Atualmente, há nas salas uma janela para a parte interna da instituição e basculantes voltados para a rua. A escola informou ainda que a retomada das aulas, prevista para segunda-feira, será discutida hoje com autoridades de saúde. Fonte UAI

quarta-feira, 1 de julho de 2009

Quanto vale o apoio do PMDB?

Após assumir publicamente a possibilidade de abrir mão da candidatura ao Governo de Minas com intuito de fechar um aliança PT/PMDB em torno de Dilma Rousseff, o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias (PT) colocou mais lenha na fogueira no cenário político atual. A fato é que essa posição nada mais é que a orientação política, de quem jamais deixou de controlar o PT nacional e mesmo fora do governo (em razão de várias denúncias e escândalos), é o principal articulador político da campanha de Dilma Rousseff. A orientação de José Dirceu é taxativa: Negociem tudo para não perder o Governo Federal! Diante disso, pergunto aos caros leitores, quanto vale o apoio do PMDB? Será o valor superior a todos salários que os parentes de José Sarney receberam no Senado por décadas, ou seria o valor inferior ao bolsa família (bolsa miséria) oferecida pelo Governo Federal? Precisaremos ter mais quantos Sarneys, Renans, Colors, ou seja,. Sociopatas sociais que deturpam nossa país, esmagam nossa credulidade no estado de direito e ofuscam o brilho da política como meio em não como fim.

Com isso, quem de fato sairia ganhando seria Hélio Costa, que poderia ainda se utilizar de um vice do PT e de contrapartida daria um palanque a Dilma em Minas Gerais.]

Caricatura autorizada

Fidelidade de Itamar

Na próxima segunda-feira o ex-Presidente da República e Ex-Governador de Minas Gerais vai formalizar sei ingresso nos quadros políticos do partidão (PPS). Itamar após contribuir consideravelmente com a eleição de Aécio, afastou-se da política no popular chamado “ficando de molho”, reingressando ao cargo de Presidente do BDMG, que recentemente decidiu deixar. O Ex-Presidente com fama de “falastrão” poderá dar sua última cartada política se filiando ao PPS que atualmente compõe a base do governador mineiro. Cabe ressaltar, que a última investida eleitoral de Itamar foi quando desejava ser candidato a prefeitura do município de Juiz de Fora, quando abriu mão em favor de Custódio Matos, após uma guerra política de nos bastidores do poder. Mais uma vez Itamar mostrou-se fiel a Aécio, por passar a vez a um candidato indicado pelo Palácio das Mangabeiras que venceu a eleição em Juiz de Fora com muita dificuldade, não pelo apoio do Governador de minas, mas por Itamar não interferir na eleição. Itamar é entendido por muitos do governo como o curinga de Aécio que pode interferir tanto na política nacional, quanto na eleição para o governo de minas Vamos aguardar até a próxima segunda -feira para sentirmos o termômetro do discurso de Itamar, e bem como, avaliarmos a estratégia do Governador Aécio que evidentemente mostra mais uma vez seu prestígio no meio político e a cada dia prova que o sangue de Tancredo corre em suas veias.

Caricatura Autorizada

O Futuro de Palocci

Após conturbada passagem pelo Governo Federal, Antônio Palocci, ressurge das cinzas como pré-candidato ao governo de São Paulo e consideravelmente forte. Estima-se que será absolvido da acusação de quebra de sigilo bancário do caseiro Francenildo, por não haver provas.. Diante disso Palocci poderá retornar ao cenário político o quanto antes para fazer frente ao candidato Tucano ao Governo de São Paulo.

Como tenho amigos próximos do PT de Sampa,, cantaram a bola: Palocci está sendo cogitado à assumir o Ministério da Casa Civil, caso não concorra ao governo de sampa, quando Rousseff irá se desincompatibilizar para ser candidata a Presidência da República em 2010.

Caricatura autorizada

O ESTADO DE “DIREITO” PETISTA O GOLPE - II

O terceiro mandato consecutivo para Luiz Inácio Lula da Silva está na ordem do dia, a última invenção da esperteza latino-americana: a ditadura constitucional. Quem pensou que democracia era à prova de fraudes, tomou bonde errado: já está se perpetuando legalmente no poder Hugo Chávez (Venezuela), Evo Morales (Bolívia) e Rafael Corrêa (Equador). Na fila, o nosso Lula e o sultão paraguaio Fernando Lugo. (JAYME COPSTEIN)
Traduzindo: Estado de Direito Petista = Ditadura Constitucional comandada pelo poder público bandido dominado pelo desgoverno do crime organizado..








terça-feira, 30 de junho de 2009

O ESTADO DE “DIREITO” PETISTA O GOLPE- I

“O Estado de direito não é apenas uma norma legal, mas sim uma norma que diz respeito àquilo que a lei deve ser: uma doutrina metalegal, ou o ideal político. O primeiro atributo que distingue uma sociedade livre é que cada indivíduo tem uma esfera privada reconhecida, claramente distinta da esfera pública, e que o cidadão privado deve obedecer somente às normas que são igualmente aplicáveis a todos”. (Friedrich Hayek).

Vamos repetir de uma forma alternativa a cronologia do golpe do petismo que irá se configurar em 2010, através dos instrumentos revolucionários fundamentados no leninismo corrupto e prevaricador, para obter o domínio perpétuo do poder público com a Formação de um Estado de “Direito” Corrupto-Petista dominado e subordinado a uma estrutura de poder que mais tarde se transformaria no esteio canalha do movimento petista de domínio da sociedade.
Tudo começa o maior erro dos militares que foi entregar, prematuramente, o poder às oligarquias políticas prostituídas que se camuflavam de arautos da abertura democrática, mas que não passavam de hordas de bandidos disfarçados de terno e gravata.
Começava o maior golpe contra o Estado de Direito Democrático já realizado em um país de uma dimensão geopolítica estratégica perfeita para servir de depositário dos sonhos dos socialistas que deixaram para trás milhões de cidadãos assassinados e nações destruídas pelas burocracias corruptas e bandoleiras que caracterizam os Estados dominados pela corrupção e pelo corporativismo sórdido, essência do poder do socialismo genocida.
Enquanto a esquerda apodrecida já se espalhava estrategicamente nas instituições públicas, nos comuno-sindicatos e nas organizações estudantis, a maior revolução educacional e cultural do país tomava forma: a Universidade Pública da Corrupção e do Corporativismo que formaria as turmas que serviria de suporte – pelos seus sucessos e insucessos - aos desgovernos civis calhordas e ao pior deles, o desgoverno do PT.





Leilão de bens - Tráfico de Drogas arrecada R$ 750 mil

Assesssoria de Imprensa
III Leilão de Bens Apreendidos de Traficantes promovido nesta segunda-feira, dia 29, em Betim, pela Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, por intermédio da Subsecretaria de Políticas Antidrogas, arrecadou cerca de R$ 750 mil. Trezentas pessoas participaram do leilão, em que foram arrematados diversos carros, motos e caminhões. Do valor arrecadado, 80% serão destinados a programas de prevenção e tratamento de dependentes químicos no Estado, e para ação repressiva das polícias Civil e Militar de Minas Gerais. Os 20 % restantes serão para a Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (Senad).

Para o subsecretário de Políticas Antidrogas, Cloves Benevides, o leilão é importante sob dois aspectos. O primeiro é um de retorno para a sociedade, pois os valores arrecadados vão financiar a prevenção, o tratamento e a reinserção social de dependentes químicos. O segundo aspecto é o pedagógico onde o poder financeiro do tráfico é transformado em serviço de repressão pelas Polícias Civil e Militar.

Ainda segundo o subsecretário, a cada leilão a sensação é de aprendizado e superação graças ao trabalho conjunto entre a SEEJ e Senad. “Essa ação descentralizada, organizada no próprio estado onde os bens foram apreendidos, agiliza os processos para repasse dos recursos às ações antidrogas e demonstra aos mineiros a efetiva ação repressiva do Estado”, afirma o subsecretário. Ele diz que dessa forma o Estado enfrenta o traficante no que ele tem de mais organizado – o poder econômico.

Leilões

No II leilão, realizado em 2006, foram arrecadados R$ 592,5 mil sendo arrematados 62 carros, 21 motos, quatro caminhões e uma aeronave Cessna, esta por R$225 mil. No ano anterior, 2005, foram arrematados 53 bens, num valor total de R$ 307,6 mil.

POLÍTICA PARTIDÁRIA E EDUCAÇÃO

Por Aluízio Pimenta
*Professor e Membro da Academia Mineira de Letras.

Creio que, todos nós brasileiros, e um grande número de educadores de outros países, estamos conscientes que o Brasil passa nos últimos anos por um grave problema em nosso sistema de educação, em todos os seus níveis. Preocupou-me muito o noticiário da imprensa que a Bahia estaria aceitando que os dirigentes das escolas fossem indicados diretamente por políticos.
O Presidente Luís Inácio Lula da Silva, teria manifestado “em reunião em Brasília, perante grande número de professores, reitores, pedagogos e ex-secretários de educação”. No sentido de que o Brasil possui o pior sistema de educação no mundo, sendo “publicado pelo jornal Hoje em Dia, do dia 16 de março”, afirma: País está entre “piores do mundo em educação”.
Não desejo discuti-la neste artigo. Estou preparando uma análise e comentários relativos à afirmação de sua excelência para um próximo artigo. Faço esta introdução para relembrar estas afirmações para comentar o amplo noticiário da imprensa brasileira que no Estado da Bahia, ao qual dedico um carinho e respeito muito especial me perturbou emocionalmente. Sempre mantive amplo contato como professor da UFMG, participando em muitas Bancas Examinadoras de Química especialmente nas décadas dos 50, matéria que eu era professor catedrático em nossa UFMG. Mais tarde, eleito reitor da UFMG, em 1964, mantive estreito relacionamento com o reitor Miguel Calmon e dirigentes da universidade Federal da Bahia. Nos difíceis momentos do golpe civil militar e implantação da ditadura, resultantes do golpe de estado, estivemos juntos para defender nossas universidades. Procuramos estabelecer barreiras contra perseguição a professores, alunos e funcionários de nossas universidades, criando inclusive o Conselho de Reitores das Universidades Brasileiras, o CRUB, para proteger nossas instituições contra ações do Ministro da Educação, Suplici de Lacerda.
Ao retornarmos ao Brasil, nomeado Ministro da Cultura, estive muito presente na Bahia, berço da cultura de nossa pátria, Estado criador do Brasil. Desejo mostrar ao leitor a intimidade de meus contatos com este belo e culto Estado da Federação para mencionar o choque que se apoderou de mim ao tomar conhecimento, pela publicação, em toda a imprensa nacional de que os partidos políticos vão indicar os diretores das escolas da Bahia.
È difícil acreditar que este fato tão estranho para todo o Brasil, especialmente para mim que participei e participo das questões da educação em nível de meu Estado, Minas Gerais, do Brasil e por quase duas décadas (imposto pelo golpe militar), em instituições internacionais. Insisto relatar que me surpreendeu tomar conhecimento de fato tão absurdo vindo exatamente da Bahia e de um governo do PT.
A qualidade do ensino no Brasil, passa por um momento de extrema distorção qualitativa. Não importa a desculpa do secretário de educação de que estas indicações políticas são provisórias e serão modificadas quando se organizar as eleições dos dirigentes das escolas, diretamente pela comunidade.
Nesta deliberação aparece um erro inaceitável. A eleição de diretores e diretoras deve passar por uma avaliação dos candidatos para identificar suas competências gerenciais, no setor acadêmico e ademais, consultar os futuros candidatos e candidatas se eles, aceitarão os cargos se eleitos pela comunidade. Fato mais grave criado com a aceitação da interferência dos políticos e seus partidos na indicação de dirigentes escolares é que a interferência política é o responsável pelo baixo nível da educação brasileira em todos seus níveis. Estou realmente perplexo, para não dizer o pior. A terra de Anísio Teixeira um dos maiores educadores da América Latina que deixou por escrito, “EDUCAÇÃO NÃO É MATÉRIA DE LUCRO E NEM DE INTERFERENCIA POLÍTICA”.

domingo, 28 de junho de 2009

ONDE ESTÃO OS ÉTICOS PARTE- 1?


Mas tão logo vazou a notícia sobre o encontro nos corredores do Senado, o celular de Jereissati não parou mais de tocar. "Vai ter reunião dos éticos? Também quero ir", repetiram mais de 15 senadores. "Eu fui convidado", fez questão de dizer o senador Almeida Lima (PMDB-SE) e outros que eram questionados sobre o assunto em plenário. Resultado: o almoço foi cancelado. Em vez de uma mesa farta, houve uma reunião austera, no dia seguinte, no gabinete de Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE). A pressão da maioria dos senadores descaracterizou o convescote dos "éticos."
Dali surgiu um documento com propostas para combater a crise, subscrito por Tasso, Jarbas e mais Sérgio Guerra (PSDB-PE), Cristovam Buarque (PDT-DF), Tião Viana (PT-AC), Renato Casagrande (PSB-ES), Arthur Virgílio (PSDB-AM), Demóstenes Torres (DEM-GO) e Pedro Simon (PMDB-RS). Entre as medidas, a demissão imediata do atual diretor-geral Alexandre Gazineo e uma auditoria externa para analisar os contratos celebrados com empresas privadas.
Mas algumas perguntas são inevitáveis: onde estavam os éticos do Senado quando vários desmandos foram cometidos pelo ex-diretor-geral, Agaciel Maia, que ficou 14 anos no cargo com a bênção de seguidas mesas diretoras? Não sabiam que pode chegar a mil o número de atos secretos baixados nos últimos dez anos, que serviram para nomear apadrinhados de senadores e de diretores, aumentar salários, criar cargos, contratar empresas, proteger servidores envolvidos em maracutaias?







ONDE ESTÃO OS ÉTICOS PARTE- 2?


"Acho meio canhestro sair por aí dizendo que a gente não sabe de nada"
Garibaldi Alves (PMDB-RN), senador









Opiniao: A inconstitucionalidade do Exame da OAB

por Gilberto Oenning
É evidente que o referido Exame de Ordem da OAB é inconstitucional, em primeiro lugar, porque atenta contra o princípio da isonomia, quando estabelece um tratamento discriminatório, apenas para os bacharéis em direito. Ademais o tal prova foi instituído pelo provimento da OAB, que retirou as competências do Congresso Nacional e do Presidente da República, tornando-se, por essa razão, formalmente inconstitucional.
O Exame de Ordem da OAB é, também, materialmente inconstitucional, porque atenta contra a liberdade de exercício profissional, que somente poderia ser restringida por lei, e contra a autonomia universitária, retirando toda a competência do MEC, para a fiscalização e a avaliação dos cursos jurídicos.









Opinião: Golpe em Honduras

Mauro Framke Cappellano
Na manhã de domingo (28 de junho de 2009), o presidente hondurenho Manuel Zelaya foi deposto pelos militares. Ele foi detido e retirado do país, e se encontra atualmente na Costa Rica.
Segundo comentários de correspondentes, tudo se deveu ao fato dele ter afastado o chefe das forças armadas do país, que era contra o referendo sobre modificação da constituição do país.
O general Vásquez foi destituído por Zelaya porque se negou a cumprir ordens do Executivo para que os militares dessem apoio logístico à consulta popular que se realizaria proximamente. Já a Suprema Corte hondurenha, o Parlamento, o Ministério Público e o Tribunal Superior de Contas, entre outros órgãos, declararam "ilegal" a consulta impulsionada desde novembro de 2008 pelo presidente Zelaya.

Mas rebobinando a fita, temos algo parecido aqui no Brasil, uma PEC (proposta de emenda à Constituição) está tramitando no Congresso, pedindo algo semelhante à proposta do presidente hondurenho.
A PEC da reeleição, como é chamada, abriria caminho para um terceiro mandato de Lula. Uma consulta popular seria feita, onde se decidiria sobre a reeleição, talvez até ilimitada de cargos majoritários, tipo governador e presidente
Imaginem que o governo Lula já afunda em mais de uma centena de escândalos, sendo que todos acabaram, ou vão acabar em impunidade!
Sendo que os últimos incluem também quase todo pessoal da Câmara dos Deputados e do Senado, onde já passam dos seiscentos e sessenta atos secretos descobertos nos últimos quatorze anos.
E nosso presidente de olho na aprovação de projetos como a legalização das áreas invadidas por posseiros na Amazônia, e da transformação em pizza da CPI da Petrobras, diz “amém” a tudo. Defendendo o ex-presidente Sarney inclusive!
Segundo especialistas não haverá tempo hábil para votar a PEC da reeleição, já que logo nossos senadores entrarão em recesso, e o prazo para a aprovação do medieval projeto tem que ser feito até o final de setembro. Mas se tratando de nossos políticos, tudo é possível!
Segundo contatos que tenho com alguns militares, o pessoal das forças armadas não andam muito contentes com as cutucadas feitas pelo governo quanto ao caso de colegas de farda acusados de tortura na época da ditadura militar. Pois consideram revanchismo, já que a iniciativa partiu de pessoas de altos cargos do governo Lula que foram presos durante os anos do militarismo.
Bom, já cutucaram com isso a onça com um pequeno graveto, e agora ainda se vem com esta idéia de terceiro mandato do presidente Lula.
Um destes militares me disse, ao pé do telefone, que todos no exército contam com o bom senso da população!

Minha Nossa, que bom senso será este, com um mundo de gente achando ótimo tudo que tem acontecido ultimamente no Brasil?

Opinião: SOU CANDIDATO A PRESIDENTE II

Por Geraldo Almendra
O descalabro da omissão dos esclarecidos patifes e da covardia da sociedade diante do mais corrupto Congresso de nossa história se assemelha a um surto pandêmico de insanidade coletiva causado pelo vírus do petismo.
Parece que a candidatura da terrorista Estela não vai passar no balão de ensaio promovido pelo presidente Lula.
Se esse cenário se configurar, entra o plano B, que já está sendo discutido no covil de bandidos, pois a turma do petismo não pode dar qualquer chance para o azar de alguém levantar o tapete da sujeira dos seus dois desgovernos, mesmo que seja alguém da turma do continuísmo da sujeira das oligarquias políticas prostituídas e do toma-lá-dá-cá.
A emenda constitucional para viabilizar o terceiro mandato – um golpe civil – já está no forno do submundo do projeto de poder perpétuo do petismo.








Lula com "Medinho" de Aécio, então pede pra sair.

Fonte Uai – Jornal Estado de Minas

Lula quer Serra como rival
Planalto avalia que seria mais fácil vencer governador paulista, já que teme crescimento de Aécio em função de sua boa relação com o PMDB e a esquerda e capacidade de articulação
Daniel Pereira .

Brasília – Não são apenas o DEM e uma parcela dos tucanos que estão preocupados com a demora do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), para assumir, em público, sua pré-candidatura à Presidência da República. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros da coordenação política monitoram os humores de Serra, sobretudo a possibilidade de ele desistir da corrida ao Palácio do Planalto. Para Lula, o ideal é a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, enfrentar o paulista em 2010. Afinal, seria mais fácil a “mãe do PAC” vencê-lo do que derrotar o governador Aécio Neves, o outro presidenciável do PSDB.

“A Dilma chegou a 20% das intenções de voto. Já está bom. Vamos torcer para ela não subir mais até o fim do ano. Assim, o Serra não desiste”, diz, num misto de seriedade e brincadeira, um dos ministros mais influentes do governo. Os boatos sobre a desistência do governador, que tentaria a reeleição ao Palácio dos Bandeirantes, correm os meios empresarial e político paulistas, com repercussões nos bastidores de Brasília. Em público, no entanto, ninguém admite tal possibilidade.

Apesar de aparecer com pelo menos 40% nas pesquisas de intenção de voto, Serra é considerado por Lula um concorrente menos difícil de ser batido devido, entre outros, às alianças que fechará no próximo ano. Mantido o cenário atual, ele marchará ao lado do DEM e do PPS. Fechará uma coligação pequena, formada pelos oposicionistas mais ferrenhos, os quais, segundo auxiliares de Lula, não têm votos e estão perdendo espaço eleição após eleição.

Aécio tem cerca de 15% da preferência do eleitorado, de acordo com pesquisas recentes. Mas, segundo governistas, conta com trunfos para dar uma arrancada em 2010. Neto do ex-presidente Tancredo Neves (PMDB), ele seria capaz de encerrar o noivado dos peemedebistas com Dilma e fechar uma parceria com o maior partido do país. Aécio também mantém ótima relação com legendas de esquerda. São frequentes as aparições públicas do governador ao lado do deputado federal Ciro Gomes (CE), pré-candidato do PSB à Presidência.

Lula quer tirar Ciro da disputa presidencial. Assim, espera que os votos dele migrem para Dilma. Essa transferência é dada como certa caso o adversário seja o governador de São Paulo, José Serra. Se for Aécio, a situação muda. Na semana retrasada, o governador mineiro e o deputado se encontraram e, juntos, conversaram com a imprensa. Ciro aproveitou para desancar com Serra. “Os métodos dele são conhecidos. Ele não enfrenta adversários com as linguagens naturais do antagonismo político-eleitoral. Trata-os como inimigos a serem destruídos”, criticou o parlamentar. Aécio não interveio.

Para governistas, Serra tem outra desvantagem: menos trânsito no sistema financeiro e no setor produtivo. As relações do governador com os usineiros paulistas, por exemplo, são conturbadas. Em conversa com o Estado de Minas na quarta-feira, um ministro se divertia com o fato de o mercado prever taxas de juros mais altas em 2010 devido à liderança de Serra nas pesquisas. O tucano seria alvo da mesma fritura que fustigou os calcanhares de Lula na campanha de 2002. “Ele poderia ser um dos nossos”, disse o ministro, referindo-se às opiniões semelhantes de Serra, Dilma e Lula sobre política monetária.

Brasil: 1ª morte por gripe suína

Temporão confirma 1ª morte por gripe suína no Brasil

Subiu neste domingo para 627 o número de casos confirmados da doença no País.
O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, confirmou neste domingo a primeira morte provocada por gripe suína no País. Trata-se de um homem de 29 anos, morador do Rio Grande do Sul, que havia viajado para a Argentina. De acordo com Temporão, ele apresentou os primeiros sintomas no dia 19 e no dia 20 houve a confirmação do contágio. Seu estado de saúde começou a piorar no dia 23, até evoluir para um quadro de insuficiência respiratória. "O Ministério da Saúde lamenta a morte ocorrida na manhã deste domingo e reafirma que está lançando mão de todos os esforços para evitar a ocorrência de novos casos e outras mortes", disse Temporão.
A notícia do primeiro óbito, segundo o ministro, não altera em nada a estratégia que vem sendo adotada pelo ministério. "Trata-se de um momento difícil, mas reitero e reafirmo que isso não muda em nada a nossa estratégia". Ele observou que a gripe suína tem características muito semelhantes às da gripe sazonal e até agora tem mortalidade baixa, de 0,4%

Neste domingo, foram confirmados mais 36 casos de infecção no Brasil. Com isso, sobe para 627 o número de casos confirmados da doença no País. Há também outros 477 pacientes com a suspeita da doença. Segundo ele, 75% dos casos confirmados são de brasileiros que viajaram para o exterior, ou seja, de "casos importados".

O ministro também comentou o casso de um norte americano, faleceu na última sexta-feira, em Montenegro (RS). "Exames preliminares da Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul apontaram não se tratar de gripe suína. Teremos a confirmação nesta segunda-feira, com novos exames", afirmou. O ministério não tem informações até o momento se o paciente que morreu na manhã deste domingo apresentava alguma doença que o tornou mais vulnerável à infecção pelo vírus A H1N1. Até o fim do dia devem ficar prontos os exames complementares

Brasil conquista Taça da Confederações


Após estar perdendo por 2 x 0 no fim do primeiro tempo, seleção vira com gols de Luis Fabiano (2) e Lúcio, espanta a zebra norte-americana e conquista o título pela terceira vez.
O estádio Ellis Park testemunhou neste domingo a mais emocionante partida da edição 2009 da Copa das Confederações, em que o Brasil saiu de desvantagem de dois gols para fazer 3 a 2 nos Estados Unidos e assim conquistar o torneio da Fifa pela terceira vez na história. Os norte-americanos abriram vantagem antes do intervalo, mas Luís Fabiano, duas vezes, e Lúcio, anotaram os gols da virada da seleção, todos no segundo tempo.

A final deste domingo foi a partida mais exigente para os brasileiros na Copa das Confederações. Pela primeira vez no torneio o time de Dunga saiu atrás no placar, pois os Estados Unidos conseguiram a vantagem parcial logo aos 9min, quando Dempsey, livre, aproveitou bola alçada na área e desviou cruzado no canto direito de Júlio César. Em desvantagem, a seleção despertou para a partida três minutos mais tarde, quando Robinho foi acionado por Kaká e exigiu boa defesa de Howard. Aos 26min, Maicon foi à linha de fundo e mais uma vez fez o goleiro trabalhar.

Logo em seguida, o Brasil se perdeu no posicionamento no afã de igualar o placar e cedeu contra-ataque aos adversários. Davies escapou pela esquerda e serviu Donovan, que cortou Ramires e bateu com precisão com o pé esquerdo na saída de Júlio César para ampliar.
O segundo tempo começou promissor para o Brasil, que antes do 1min chegou ao primeiro gol. No lance, Luís Fabiano recebeu de Maicon e girou dentro da área para marcar de esquerda, se isolando como artilheiro do torneio.
Empolgado com o gol, o Brasil impôs pressão territorial aos EUA. Aos 14min, Kaká desviou de cabeça e Howard tocou em direção à trave. O meia brasileiro reclamou que a bola ultrapassou a linha, mas, diante do lance extremamente duvidoso, a arbitragem mandou o jogo seguir.

A seguir, Dunga apostou na troca de André Santos e Ramires por Daniel Alves e Elano, e seu time seguiu pressionando. Aos 25min, Howard evitou disparo de Luís Fabiano com saída de gol perfeita. O empate sairia três minutos depois, novamente com o camisa 9, que empurrou de cabeça para o gol após chute na trave de Robinho.

Desta forma, com a virada deste domingo, a seleção brasileira inevitavelmente vê se criar ao seu redor mais uma vez o status de principal favorita para a Copa do próximo ano, em mais uma passagem pelos estádios da África do Sul

A taça conquistada neste domingo foi a terceira do Brasil na Copa das Confederações (1997, 2005 e 2009), em desempenho que faz do país o maior vencedor da história da competição da Fifa, deixando a França para trás.

O triunfo na África do Sul também confere ao técnico Dunga o segundo título de sua carreira. Antes, o treinador havia faturado a Copa América de 2007, além do bronze olímpico nos Jogos de Pequim.

Com sua seleção fechando o torneio com 100% de aproveitamento, Dunga certamente deixa a África do Sul com observações mais conclusivas em relação às metas para o Mundial do próximo ano, seja em relação a nomes ou estratégias. Na Copa das Confederações, o técnico viu a afirmação de Luís Fabiano, maturidade de Júlio César e Lúcio, além de boas aparições de Daniel Alves, Ramires e André Santos, por exemplo.