O Macropinna é realmente o peixe mais incomum que você já viu.
O Peixe Cabeção
O que você está vendo é mais do que um peixe de cabeça transparente, ela é assim porque os olhos tubulares do bicho se movimentam em até 90 graus! Assista ao vídeo (no final da notícia) e veja como ele movimenta seus olhos.
I
Com os Olhos voltados para cima
Com os Olhos voltados para cima
O Macropinna é um animal de águas abertas e profundas. Seus olhos, em forma de tubo, são voltados para cima e localizam presas que pelo desenho que suas silhuetas formam na contraluz. Durante muitos anos, já que esse peixe nunca havia sido visto ao vivo e a cores, acreditava-se que os seus olhos fossem fixos. Agora, com esse filme do MBARI (Monterey Bay Aquarium Research Institute) vê-se claramente que ele é capaz de virar seus olhos da posição vertical para a horizontal. Se ele percebe uma água viva, por exemplo, da qual se alimenta, olhando para cima, em seguida ele gira seus olhos para a posição frontal, como os nossos, e vai comer, capturando o alimento com sua boca pequena. Aliás, a boca pequena implica em precisão e era o que atormentava os cientistas: por que uma boca pequena se ele não vai ver a comida? Agora se sabe que ele vê, sim, e muito bem! Mas é claro que, para isso acontecer com sucesso, a cabeça toda tem que ser transparente, como a frente de um avião!
fotografado pelo ROV do MBARI
E com os olhos para frente.
O vídeo foi feito por um ROV (remotely operated vehicle – veículo de controle remoto, i.e., um pequeno submarino não tripulado) que estava entre 600 e 800 metros de profundidade ao largo da Califórnia, EUA. A câmera mostra o peixe na meia-água, com seus olhos verdes brilhantes refletindo a luz do ROV. Os olhos verdes, aliás, são responsáveis pelo não ofuscamento do peixe, que passa um tempão olhando para cima e para a luz, pois evitam que fique ofuscado.
Notícia original criada Kim Fulton-Bennet (MBARI), e traduzida e editada por Alfredo Carvalho Filho, Biólogo e autor do livro "Peixes, Costa Brasileira".
Para mais detalhes veja o video completo em inglês em:
A matéria em inglês, em: