sábado, 21 de janeiro de 2012

Segredos da Maçonaria Parte II

Bem... voltamos com o blog. 
Imagem: Revista Isto é
Há algum tempo publicamos um post com o título "Segredos da Maçonaria-parte I" do Repórter Net e, como tivemos muitas perguntas, decidimos publicar o segundo, do mesmo autor. Deixem seus comentários... 

1 Por que a Maçonaria não aceita mulheres ?
Por uma questão de tradição. Na época medieval, quando a Maçonaria começou a se propagar pela Europa, seus membros se reuniam em pequenas lojas onde, por respeito a seus maridos e companheiros, as mulheres evitavam entrar. Atualmente, porém, existe a Maçonaria feminina,embora não seja reconhecida pelas grandes potência maçônicas, a exemplo das Grandes Lojas (com sede na Inglaterra) e o Grande Oriente (com sede na França).
2 O que é preciso para ingressar na Maçonaria?
Ser indicado por um Mestre Maçom. A indicação é feita sem que o futuro candidato saiba disso, até o momento em que é contatado por outro Mestre, que lhe fornece as instruções iniciais, caso ele aceite o convite.
3 É verdade que a Maçonaria não aceita religiosos em seu seio?
Não é verdade. Existem na Maçonaria católicos, protestantes, judeus, budistas, espíritas, etc. Mas é condição sine qua non para ingressar na Ordem acreditar em um Ser Supremo.
3 Depois de convidado, o ingresso do candidato é automático?
Não. Após a indicação, inicia-se um processo de coleta de dados da vida pessoal e profissional do candidato, que pode durar até 1 ano. E mesmo que o resultado da apuração desses dados seja considerada satisfatória pelos encarregados da operação, ele só será aceito se receber a maioria dos votos dos Mestres Maçons da Loja para a qual foi indicado. Os votos, no caso, são secretos.
4 Por que se diz Loja Maçônica?
Como disse antes, eram em pequenas lojas que os maçons se reuniam quando a Ordem começou a se propagar pela Europa.
5 Ouvi falar que os maçons fazem uma adoração a um tal de Hiram Habif. Quem é esse personagem?
Não há nenhum tipo de adoração na Maçonaria. Haram Abif foi o arquiteto designado pelo rei de Tiro para construir o templo do Rei Salomão, que, na Maçonaria, personifica a Sabedoria, o poder temporal e a execução da vontade de um Ser Supremo, que rege as leis do Universo.
6 O que é um rito na Maçonaria?
A forma como se processa uma sessão maçônica. O rito mais comum na Maçonaria é o Escocês Antigo e Aceito, que, como sugere o nome, tem sua origem ligada à história da Escócia.

8 Você não teme ser punido por fazer essa revelações?
Não porque apenas prestei alguns esclarecimento sobre a Ordem, o que, na minha opinião, contribui para que o grande público não pense que ela é algo de demoníaco.
Não revelei nenhum segredo do que se passa no interior de um Templo Maçônico. Se o fizesse, seria expulso da Ordem e, com certeza, enfrentaria sérias dificuldades em minha vida.
Autor: Repórter Net

8 comentários:

  1. Espetacular! Sempre desejei saber isso. Muita gente fica falando coisas horríveis por não saber ou por ter inveja. Muito bom, vou seguir o blog diariamente, valeu. Mateus Simões

    ResponderExcluir
  2. Somente postou aquilo que é conveniente e de domínio público... somente postou a ponta do aice berg...

    ResponderExcluir
  3. Realmente havia interesse em saber mais sobre essa comunidade ,na verdade gostaria de entender melhor a respeito ,,, Todo homem pode fazer parte da maçonaria ,ou tem restrições sobre renda salarial coisa do tipo....?

    ResponderExcluir
  4. O que você definiria como "enfrentar serias dificuldades da vida" ?

    ResponderExcluir
  5. E que significado tem o numero 13 para a ordem ?

    ResponderExcluir
  6. Simplesmente esclarecedor, parabéns.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom o comentário. Tem muita gente dizendo bobagens sobre a maçonara por aí.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para nós.

Importante:

Nome e e-mail são fundamentais para nós. Seja um seguidor.
E se tiver um BLOG, deixe seu link aqui para fazermos uma visita, porque ninguém cresce sozinho. Abs