sábado, 11 de dezembro de 2010

Maçonaria: Tudo que você queria saber

1 Por que a Maçonaria não aceita mulheres?
Por uma questão de tradição. Na época medieval, quando a Maçonaria começou a se propagar pela Europa, seus membros se reuniam em pequenas lojas onde, por respeito a seus maridos e companheiros, as mulheres evitavam entrar. Atualmente, porém, existe a Maçonaria feminina,embora não seja reconhecida pelas grandes potência maçônicas, a exemplo das Grandes Lojas (com sede na Inglaterra) e o Grande Oriente (com sede na França).
2 O que é preciso para ingressar na Maçonaria?
Ser indicado por um Mestre Maçom. A indicação é feita sem que o futuro candidato saiba disso, até o momento em que é contatado por outro Mestre, que lhe fornece as instruções iniciais, caso ele aceite o convite.
3 É verdade que a Maçonaria não aceita religiosos em seu seio?
Não é verdade. Existem na Maçonaria católicos, protestantes, judeus, budistas, espíritas, etc. Mas é condição sine qua non para ingressar na Ordem acreditar em um Ser Supremo.
3 Depois de convidado, o ingresso do candidato é automático?
Não. Após a indicação, inicia-se um processo de coleta de dados da vida pessoal e profissional do candidato, que pode durar até 1 ano. E mesmo que o resultado da apuração desses dados seja considerada satisfatória pelos encarregados da operação, ele só será aceito se receber a maioria dos votos dos Mestres Maçons da Loja para a qual foi indicado. Os votos, no caso, são secretos.
4 Por que se diz Loja Maçônica?
Como disse antes, eram em pequenas lojas que os maçons se reuniam quando a Ordem começou a se propagar pela Europa.
5 Ouvi falar que os maçons fazem uma adoração a um tal de Hiram Habif. Quem é esse personagem?
Não há nenhum tipo de adoração na Maçonaria. Haram Abif foi o arquiteto designado pelo rei de Tiro para construir o templo do Rei Salomão, que, na Maçonaria, personifica a Sabedoria, o poder temporal e a execução da vontade de um Ser Supremo, que rege as leis do Universo.
6 O que é um rito na Maçonaria?
A forma como se processa uma sessão maçônica. O rito mais comum na Maçonaria é o Escocês Antigo e Aceito, que, como sugere o nome, tem sua origem ligada à história da Escócia.
8 Você não teme ser punido por fazer essa revelações?
Não porque apenas prestei alguns esclarecimento sobre a Ordem, o que, na minha opinião, contribui para que o grande público não pense que ela é algo de demoníaco.
Não revelei nenhum segredo do que se passa no interior de um Templo Maçônico. Se o fizesse, seria expulso da Ordem e, com certeza, enfrentaria sérias dificuldades em minha vida. Fonte reporternet

3 comentários:

  1. Em todas a religiões podemos entrar só ou acompanhado para assistir,um culto,uma reunião enfim,porque na maçonaria não podemos,o que a de tácito lá dentro?
    Aguardo respostas,obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A maçonaria é uma filosofia e não uma religião.
      segundo o papa nunca me convidou para uma reunião de cúpula, nem o edir macedo.. a maçonaria convida profanos para palestras sim.
      terceiro esta não é dirigida a ti, esta tradição que excluiu senhoritas como eu não é um argumento convincente para alguem que relaciona um fenício a sabedoria Shekinah

      Excluir
  2. caso queira entrar e não ter convívio com um maçon,como poderia ser convidado,existe algum meio da minha pessoa conseguir ser convidado?

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para nós.

Importante:

Nome e e-mail são fundamentais para nós. Seja um seguidor.
E se tiver um BLOG, deixe seu link aqui para fazermos uma visita, porque ninguém cresce sozinho. Abs