domingo, 26 de julho de 2009

Alencar e a chuva de operações

Foto - São Paulo – Depois de passar por uma cirurgia delicada para desobstruir a parte final do intestino, o vice-presidente José Alencar foi mantido ontem num leito de unidade de tratamento intensivo (UTI) do Hospital SírioLibanês, em São Paulo. Segundo boletim médico divulgado no fim da manhã, o paciente está se recuperando bem, fala normalmente com familiares e vem sendo alimentado com soro. A previsão é de que ele deixe a UTI amanhã e tenha alta do hospital no próximo fim da semana, caso se recupere bem. Ler mais..

Alencar, de 77 anos, foi internado às pressas na manhã de sexta-feira, um dia depois de deixar o hospital. Ele sentiu dores fortes na madrugada anterior porque dois tumores obstruíram o canal retal. Na cirurgia, os médicos realizaram um procedimento conhecido como colostomia, em que parte do intestino é ligada a uma sonda externa. Essa foi a única alternativa, já que os tumores não puderam ser retirados por conta de riscos. "O mais importante é que o paciente está com todos os sinais vitais preservados", ressaltou ontem à tarde o médico Raul Cutait, diretor do SírioLibanês e um dos médicos que operaram Alencar. Segundo Cutait, já estava prevista a cirurgia de colostomia, que deveria ter sido feita na semana passada. No entanto, o paciente preferiu deixar para outra ocasião. Como tem idade avançada e ainda se recupera de outro procedimento cirúrgico delicado, os médicos concordaram em adiar a operação, que acabou sendo feita em caráter emergencial.

Há 20 dias, Alencar já havia feito outra cirurgia para desobstrução de três pontos do intestino provocada por 10 tumores. Ele vem fazendo um tratamento alternativo com drogas ainda não aprovadas pela ciência, aplicadas pelo Instituto Oncológico MD Anderson, nos Estados Unidos, mas a terapia não vem obtendo resultados satisfatórios, já que os tumores continuam crescendo e aumentando em quantidade. "O que ajuda no tratamento de Alencar é a sua força de vontade", observa o médico Paulo Hoff, também do SírioLibanês.

No total, Alencar já realizou 15 cirurgias desde que descobriu que tem câncer, há 12 anos. Ele retirou um rim, parte dos intestinos grosso e delgado e mais de 20 tumores do abdômen. Assim que sair do hospital, ele planeja voltar à cidade de Houston (EUA) para continuar o tratamento alternativo que faz juntamente com outros 30 pacientes que têm a doença em estágio avançado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para nós.

Importante:

Nome e e-mail são fundamentais para nós. Seja um seguidor.
E se tiver um BLOG, deixe seu link aqui para fazermos uma visita, porque ninguém cresce sozinho. Abs