quarta-feira, 8 de julho de 2009

Mais 7 casos de Gripe Suína em BH

Mais casos de gripe suína

Em Belo Horizonte, 49 pessoas foram atendidas nesta quinta-feira no ambulatório de referência em Influenza A do Hospital das Clínicas da UFMG. Cinco casos foram notificados com suspeita da doença.

O hospital tem sete pacientes internados para investigação da doença. Três deles foram internados na quarta: um rapaz de 25 anos, com tosse, dor no corpo e febre; uma mulher de 44 com falta de ar e sem febre e outra de 30 anos, com febre. Todos tem o quadro clínico estável.

Além destes o caso mais grave é do homem de 27 anos, internado desde o dia 29 de junho, com diagnóstico confirmado. Ele apresentou melhora no seu quadro clínico, mas ainda respira com a ajuda de aparelhos.

Outro paciente é um homem de 51 anos, sem febre e clinicamente estável. Um rapaz de 17 anos com febre baixa teve melhora na tosse e está clinicamente estável. Além dele há um adolescente de 12 anos, também estável.

Três pessoas tiveram alta: uma mulher de 52 anos, internada desde a última terça-feira; um adolescente de 15 anos e uma criança de dois anos.

VACINA em 2010 Com a notícia de que a vacina contra o vírus só será usada no país no inverno de 2010, conforme divulgou ontem o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, as medidas de precaução em Minas Gerais, que já tem 151 confirmações da doença, são cada vez mais prudentes. Das 15 pessoas internadas nos hospitais referência da capital, oito exigem cuidados. Além delas, uma adolescente mineira, de 17 anos, que estava em férias em Porto de Galinhas (PE), está internada em estado grave em Olinda com sintomas da gripe suína.

Minas está na lista dos estados prioritários que vão receber medicamentos para o tratamento da doença. Os outros são São Paulo, com 11 mortes em consequência da gripe; Rio Grande do Sul, com 11; e Rio de Janeiro, com uma. O primeiro lote de 50 mil tratamentos contra o influenza A (H1N1), adquiridos pelo Ministério da Saúde, chegou ontem a um dos depósitos do governo federal. Eles serão distribuídos aos 68 hospitais de referência do país para o atendimento a pacientes. Uma segunda leva, com mais 50 mil unidades, será entregue até o dia 15. E outras 750 mil chegarão ao país até 30 de setembro.



Mais sete casos de gripe suína foram confirmados nesta sexta-feira em Belo Horizonte, o que eleva para 82 o número de pessoas contaminadas na capital. Cinco dos novos casos são de crianças e adolescentes do Colégio Marista. De acordo com o boletim da Secretaria Municipal de Saúde, há ainda 190 casos suspeitos e 163 foram descartados.

Em nota divulgada na tarde desta sexta, o Colégio Marista informa que a partir da próxima segunda-feira voltam as aulas dos terceiros anos do Ensino Médio, já que não há casos suspeitos entre os alunos deste segmento. Mas as outras classes continuam com as aulas suspensas porque há um caso suspeito em monitoramento. Uma nova reunião para decidir sobre o assunto será realizada na próxima terça, dia 7 de julho.

Reunião
Na tarde desta sexta, a secretaria se reuniu com mais 72 representantes de escolas e faculdades particulares de Belo Horizonte. O objetivo é reforçar as orientações quanto aos cuidados que devem ser tomados em relação aos casos suspeitos de Influenza A, além de tranquilizar os pais e a comunidade escolar, esclarecendo as medidas de prevenção e tratamento de casos confirmados.

Os representantes das instituições receberam material gráfico com informações que serão repassadas aos pais, alunos e funcionários.

Gripe suína

Recomendações
Em caso suspeito de Influenza A, o paciente deve ser mantido em um ambiente separado. Apenas uma pessoa deve cuidar do paciente e ambos devem usar máscara. A sala frequentada pelo paciente deverá ser mantida aberta com ventilação por até uma hora e a desinfecção das superfícies é feita com álcool 70%.

Casos suspeitos de contaminação devem ser notificado ao serviço de epidemiologia através do telefone 0800 283 2255, que irá providenciar o atendimento ao paciente.

Ambientes com grandes aglomerações de pessoas em locais fechados devem ser evitados.

(com informações da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte)
Fonte: Uai

Um comentário:

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para nós.

Importante:

Nome e e-mail são fundamentais para nós. Seja um seguidor.
E se tiver um BLOG, deixe seu link aqui para fazermos uma visita, porque ninguém cresce sozinho. Abs