domingo, 5 de julho de 2009

Padres brasileiros na briga contra a eleição dos Corruptos

Por determinação da CNBB, padres pedem aos fiéis que assinem projeto de lei de iniciativa popular que barra a candidatura de políticos condenados pela Justiça em qualquer instância.

A orientação da CNBB acerca da adesão dos padres brasileiros para entrarem de cabeça na campanha Brasil de Ficha Limpa. Os Padres estão a distribuir fichas para adesão dos membros, especialmente, nos finais de semana onde o movimento é muito grande. Aproximadamente 800 mil eleitores já aderiram à campanha, que segundo a legislação é necessário ter 1,3 milhão de adesões, 1% do eleitorado brasileiro para ser enviada Câmara dos Deputados.

A igreja católica tem aproximadamente 40 mil templos no Brasil e foi a responsável por aproximadamente 90% das adesões ao projeto alcançadas até o momento.

O projeto de lei de iniciativa popular que previa punição para compra de votos foi aprovado com rapidez pelo Congresso. Foi apresentado à Câmara dos Deputados em 10 de agosto de 1999 e aprovado em 21 de setembro. No Senado, a apreciação ocorreu dois dias depois, e a sanção, pelo então presidente Fernando Henrique Cardoso, no dia 28.

Três projetos semelhantes ao que está em fase de coleta de assinaturas já tramitam no Congresso Nacional. Nenhum, porém, é de iniciativa popular. Foram apresentados pelo senador Pedro Simon (PMDB-RS). Um prevê a inclusão de reputação ilibada entre as condições para elegibilidade. Outro nega candidatura a políticos que respondam a processo judicial. O terceiro prevê, além de reputação ilibada, idoneidade moral para candidatos. Os textos foram apresentados em 2007 e 2008, mas, até o momento, não chegaram ao plenário.

Fonte: Uais

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para nós.

Importante:

Nome e e-mail são fundamentais para nós. Seja um seguidor.
E se tiver um BLOG, deixe seu link aqui para fazermos uma visita, porque ninguém cresce sozinho. Abs