domingo, 28 de junho de 2009

Opinião: Golpe em Honduras

Mauro Framke Cappellano
Na manhã de domingo (28 de junho de 2009), o presidente hondurenho Manuel Zelaya foi deposto pelos militares. Ele foi detido e retirado do país, e se encontra atualmente na Costa Rica.
Segundo comentários de correspondentes, tudo se deveu ao fato dele ter afastado o chefe das forças armadas do país, que era contra o referendo sobre modificação da constituição do país.
O general Vásquez foi destituído por Zelaya porque se negou a cumprir ordens do Executivo para que os militares dessem apoio logístico à consulta popular que se realizaria proximamente. Já a Suprema Corte hondurenha, o Parlamento, o Ministério Público e o Tribunal Superior de Contas, entre outros órgãos, declararam "ilegal" a consulta impulsionada desde novembro de 2008 pelo presidente Zelaya.

Mas rebobinando a fita, temos algo parecido aqui no Brasil, uma PEC (proposta de emenda à Constituição) está tramitando no Congresso, pedindo algo semelhante à proposta do presidente hondurenho.
A PEC da reeleição, como é chamada, abriria caminho para um terceiro mandato de Lula. Uma consulta popular seria feita, onde se decidiria sobre a reeleição, talvez até ilimitada de cargos majoritários, tipo governador e presidente
Imaginem que o governo Lula já afunda em mais de uma centena de escândalos, sendo que todos acabaram, ou vão acabar em impunidade!
Sendo que os últimos incluem também quase todo pessoal da Câmara dos Deputados e do Senado, onde já passam dos seiscentos e sessenta atos secretos descobertos nos últimos quatorze anos.
E nosso presidente de olho na aprovação de projetos como a legalização das áreas invadidas por posseiros na Amazônia, e da transformação em pizza da CPI da Petrobras, diz “amém” a tudo. Defendendo o ex-presidente Sarney inclusive!
Segundo especialistas não haverá tempo hábil para votar a PEC da reeleição, já que logo nossos senadores entrarão em recesso, e o prazo para a aprovação do medieval projeto tem que ser feito até o final de setembro. Mas se tratando de nossos políticos, tudo é possível!
Segundo contatos que tenho com alguns militares, o pessoal das forças armadas não andam muito contentes com as cutucadas feitas pelo governo quanto ao caso de colegas de farda acusados de tortura na época da ditadura militar. Pois consideram revanchismo, já que a iniciativa partiu de pessoas de altos cargos do governo Lula que foram presos durante os anos do militarismo.
Bom, já cutucaram com isso a onça com um pequeno graveto, e agora ainda se vem com esta idéia de terceiro mandato do presidente Lula.
Um destes militares me disse, ao pé do telefone, que todos no exército contam com o bom senso da população!

Minha Nossa, que bom senso será este, com um mundo de gente achando ótimo tudo que tem acontecido ultimamente no Brasil?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para nós.

Importante:

Nome e e-mail são fundamentais para nós. Seja um seguidor.
E se tiver um BLOG, deixe seu link aqui para fazermos uma visita, porque ninguém cresce sozinho. Abs