domingo, 28 de junho de 2009

Lula com "Medinho" de Aécio, então pede pra sair.

Fonte Uai – Jornal Estado de Minas

Lula quer Serra como rival
Planalto avalia que seria mais fácil vencer governador paulista, já que teme crescimento de Aécio em função de sua boa relação com o PMDB e a esquerda e capacidade de articulação
Daniel Pereira .

Brasília – Não são apenas o DEM e uma parcela dos tucanos que estão preocupados com a demora do governador de São Paulo, José Serra (PSDB), para assumir, em público, sua pré-candidatura à Presidência da República. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e ministros da coordenação política monitoram os humores de Serra, sobretudo a possibilidade de ele desistir da corrida ao Palácio do Planalto. Para Lula, o ideal é a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, enfrentar o paulista em 2010. Afinal, seria mais fácil a “mãe do PAC” vencê-lo do que derrotar o governador Aécio Neves, o outro presidenciável do PSDB.

“A Dilma chegou a 20% das intenções de voto. Já está bom. Vamos torcer para ela não subir mais até o fim do ano. Assim, o Serra não desiste”, diz, num misto de seriedade e brincadeira, um dos ministros mais influentes do governo. Os boatos sobre a desistência do governador, que tentaria a reeleição ao Palácio dos Bandeirantes, correm os meios empresarial e político paulistas, com repercussões nos bastidores de Brasília. Em público, no entanto, ninguém admite tal possibilidade.

Apesar de aparecer com pelo menos 40% nas pesquisas de intenção de voto, Serra é considerado por Lula um concorrente menos difícil de ser batido devido, entre outros, às alianças que fechará no próximo ano. Mantido o cenário atual, ele marchará ao lado do DEM e do PPS. Fechará uma coligação pequena, formada pelos oposicionistas mais ferrenhos, os quais, segundo auxiliares de Lula, não têm votos e estão perdendo espaço eleição após eleição.

Aécio tem cerca de 15% da preferência do eleitorado, de acordo com pesquisas recentes. Mas, segundo governistas, conta com trunfos para dar uma arrancada em 2010. Neto do ex-presidente Tancredo Neves (PMDB), ele seria capaz de encerrar o noivado dos peemedebistas com Dilma e fechar uma parceria com o maior partido do país. Aécio também mantém ótima relação com legendas de esquerda. São frequentes as aparições públicas do governador ao lado do deputado federal Ciro Gomes (CE), pré-candidato do PSB à Presidência.

Lula quer tirar Ciro da disputa presidencial. Assim, espera que os votos dele migrem para Dilma. Essa transferência é dada como certa caso o adversário seja o governador de São Paulo, José Serra. Se for Aécio, a situação muda. Na semana retrasada, o governador mineiro e o deputado se encontraram e, juntos, conversaram com a imprensa. Ciro aproveitou para desancar com Serra. “Os métodos dele são conhecidos. Ele não enfrenta adversários com as linguagens naturais do antagonismo político-eleitoral. Trata-os como inimigos a serem destruídos”, criticou o parlamentar. Aécio não interveio.

Para governistas, Serra tem outra desvantagem: menos trânsito no sistema financeiro e no setor produtivo. As relações do governador com os usineiros paulistas, por exemplo, são conturbadas. Em conversa com o Estado de Minas na quarta-feira, um ministro se divertia com o fato de o mercado prever taxas de juros mais altas em 2010 devido à liderança de Serra nas pesquisas. O tucano seria alvo da mesma fritura que fustigou os calcanhares de Lula na campanha de 2002. “Ele poderia ser um dos nossos”, disse o ministro, referindo-se às opiniões semelhantes de Serra, Dilma e Lula sobre política monetária.

Um comentário:

  1. Concordo que o nome de Aécio Neves é forte, tem atuado com eficiência e legetimidade em Minas.

    Porém, ficamos felizes que o General Heleno seja sua segunda opção, pois nossa intenção primeira é trazer o BRASIL aos caminhos seguros da dignidade!

    Fraternal Abraço,

    http://generalhelenopresidentedobrasil.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário. Sua opinião é muito importante para nós.

Importante:

Nome e e-mail são fundamentais para nós. Seja um seguidor.
E se tiver um BLOG, deixe seu link aqui para fazermos uma visita, porque ninguém cresce sozinho. Abs